Curso Gratuito de Automação de Testes Para Iniciantes

Disponível no
Youtube

 

Ciclo de Vida de Testes de Software

ciclo de vida do teste

Ciclo de Vida de Testes de Software

O teste e a depuração são atividades diferentes, mas a depuração deve ser associada a uma estratégia de teste. Há vários estágios na definição da estratégia de testes, no entanto, se considerarmos o seu ciclo de vida, ficará mais claro o entendimento e a importância da elaboração de estratégias para a implementação de testes.

Quanto mais cedo se iniciarem os testes, mais barata será a correção dos erros encontrados e, para conquistar este benefício, o processo de teste, assim como o processo de desenvolvimento, deve ter um ciclo de vida, que é definido em fases.

ciclo de vida

Fonte: Adaptado de Bastos et al. (2012).

Estas etapas são detalhadas no que se segue.

 

Procedimentos iniciais

Aprofunda-se, nesta etapa, um estudo sobre os requisitos do sistema relacionados ao negócio, de forma a garantir que estejam completos e sem nenhuma ambiguidade. Deve ser traçado também um pequeno esboço do processo de teste. É preciso elaborar um plano com todas as atividades principais que serão executadas.

 

Planejamento

Nesta etapa são realizadas a elaboração da estratégia de testes e do plano de testes com objetivo de minimizar os principais riscos do negócio e fornecer os caminhos para as próximas etapas. Esta etapa deve ser executada em conjunto com as atividades de captação dos requisitos e o planejamento do projeto de desenvolvimento do sistema a ser testado. Testes de verificação deverão ser executados sobre os requisitos do sistema. Deverá também ser preparada a análise de risco do projeto de teste.

 

Preparação

Esta etapa ocorre paralelamente às outras etapas. O objetivo básico é preparar o ambiente de teste para que os testes sejam executados corretamente, em condições mais próximas às da utilização pelo cliente.

 

Especificação

Esta etapa se refere à especificação dos casos e roteiros de teste que são elaborados no decorrer do projeto. À medida que a equipe de desenvolvimento conclui alguns módulos ou partes do sistema, são elaborados os casos e roteiros de teste.

 

Execução

Executar e registrar os resultados dos testes são tarefas que precisam obedecer as seguintes diretrizes:

  • Os testes deverão ser executados de acordo com os casos e roteiros de teste.
  • Devem ser usados scripts de teste, caso seja empregada alguma ferramenta de automação de testes.
  • Os testes deverão ser executados integralmente, por regressão ou parcialmente, sempre que surgir alguma mudança na versão dos programas em teste e nos ambientes de teste preparados, conforme previstos na estratégia e plano de testes.

 

Entrega

O projeto de teste é finalizado, sendo concluída e arquivada sua documentação. Deve ser recolhida esta documentação e elaborado um relatório gerencial com as conformidades e não-conformidades encontradas.

 

Para mais artigos sobre Teste de Software, acesse o blog do Willian Vianna.